Dragon Quest - Loto's Trilogy, DQ I, II & III


Born to be a Legend


Durante meados dos anos 80 a série Dragon Quest foi criada por Yuuji Horii, que tinha trabalhado como diretor de cenário desde então. Os monstros, personagens e box arts tiveram seus designs criados pelo nem-um-pouco-famoso mangaká Akira Toriyama. Todas as músicas compostas em Dragon Quest ficaram a cargo de Koichi Sugiyama.


Yuuji Horii, Akira Toriyama e Koichi Sugiyama -
Principais mentes por trás da Lenda Dragon Quest


Quando Yuuji Horii inicialmente criou DQ a maioria das pessoas não acreditavam que uma série de fantasia com espadas e cavernas ao invés de ficção científica se tornaria popular no Japão, porém, DQ se tornou um fenômeno nas terras nipônicas e atualmente carrega o posto de RPG mais popular do país (juntamente de Final Fantasy).

Alguns destaques que comprovam toda essa fama:

* A série é tão, mas tão popular que inspirou um balé por lá, sendo o primeiro jogo de vídeo game a conseguir tal feito.

* A orquestra filarmônica de Londres peformou alguns dos álbuns disponíveis da série, sendo também, o primeiro jogo de vídeogame a ter suas músicas reproduzidas por uma orquestra.

* Desde 1987 as músicas de DQ são performadas em concertos musicais anualmente no Japão.

* Existem 8 animes/mangás de DQ, sendo:

- Dragon Quest: Abel Yuusha (baseado em DQ3, 43 epis. Lançado nos EUA como Dragon Warrior, tendo 13 episódios dublados).

- Dragon Quest: Dai no Daibouken (Conhecido como "As Aventuras de Fly" no Brasil. Estória original, 37 volumes, 46 episodios, 3 filmes).

- Dragon Quest: Emblem of Roto (100 ano depois de Dragon Quest III, 21 volumes e filme).

- Dragon Quest: Princess Alena (baseado em Dragon Quest IV).

- Dragon Quest: The Heaven Saga (baseado em Dragon Quest V).

- Dragon Quest: Maboroshi no Daichi (baseado em Dragon Quest VI).

- Dragon Quest: Warriors of Eden (baseado em Dragon Quest VII).

- Dragon Quest Monsters + (baseado em Dragon Quest Monsters, 5 volumes por Mine Yoshizaki) e também existem 2 séries sobre Slimes, para crianças.

* Os episódios principais da franquia são tradicionalmente lançados em finais de semana e feriados no Japão devido a grande procura e possivelmente para evitar que crianças e adultos esqueçam de seus compromissos, como colégio e trabalho.

* Existe um livro chamado: Dragon Quest e no Michi (The Road to Dragon Quest), que conta a história de como a série foi criada.

* O mascote da série é o carismático Slime, que já protagonizou alguns jogos como: Slime mori mori Dragon Quest (GBA) e Dragon Quest Rocket Slime (NDS).

* A série, contando títulos principais e spin-offs, já foi lançada para as seguintes plataformas : NES/Famicom, MSX Computers, NEC PC-9801, Sharp X68000 (X68k), SNES/Super Famicom, GBC, GBA, PSX, PS2, WII, NDS, celulares (Mobile) e até mais recentemente Arcades.

Títulos Principais:

* Dragon Quest
* DQ II: Pantheon of Evil Spirits
* DQ III: And Into the Legend
* DQ IV: The Guided Ones*
* DQ V: Bride of Heaven*
* DQ VI: Land of Illusion*
* DQ VII: Warriors of Eden
* DQ VIII: The Journey of the Cursed King
* DQ IX: Defenders of the Starry Sky

Os episódios IV, V e VI (trilogia Zenithia) estão acima com seus nomes originais e antigos, os remakes para Nintendo DS receberam novos subtítulos:

* DQ IV: Chapters of the Chosen
* DQ V: Hand of Heavenly Bride
* DQ VI: Realms of Reverie

Spin-Offs:

* Monsters Series - Dragon Quest Monsters (Game Boy Color), Dragon Quest Monsters 2 - Cobi´s Journey/Tara's Journey (Game Boy Color), Dragon Quest Monsters: Caravan Heart (Game Boy Advance), Dragon Quest Monsters I & II (PSX) e Dragon Quest Monsters - Joker (NDS).



* Slime Series - Slime Mori Mori (GBA) e Rocket Slime (a.k.a Mori Mori 2 no original Japonês, NDS).



* Itadaki St. Series - Itadaki Street PS2/PSP/DS (um jogo no esquema de Mario Party só que com os personagens de Dragon Quest x Final Fantasy no PS2/PSP e Dragon Quest x Mario (DS). Ambos os jogos infelizmente ficaram restritos ao Japão).



* Sword Series - Dragon Quest Swordmaster (que era um sistema próprio, que vinha com um escudo e espada – a qual você tinha de balançar contra os inimigos na tela da sua TV-) e Dragon Quest Swords - The Masked Queen and the Tower of Mirrors (WII, Lançado com o mesmo propósito do aparelho de Dragon Quest Swordmaster, mas aqui você usa o wiimote como uma espada).



* Dungeon Series - Torneko no Daibuken (ou "a aventura de Torneko", lançado para SNES originalmente sendo um Spin-off direto de DQ IV), Torneko 2 - The Last Hope (PSX/GBA. Só a versão do PSX foi lançada nos EUA) , Torneko 3 - The Mysterious Dungeon (PS2/GBA, somente no Japão) e Dragon Quest Young Yangus (PS2, também só no Japão).

Esses jogos da série Dungeon são de exploração de cavernas no estilo do jogo Chocobo´s Dungeon, tendo como personagem principal Torneko, um mercador que inicialmente aparece em DQ IV e deseja tornar-se o maior do Mundo nesse ramo. Porém, em DQ Young Yangus, cujo gameplay baseia-se no de Torneko's, você joga com o jovem Yangus, um dos personagens principais de Dragon Quest VIII: The Journey of The Cursed King. Você o controla durante seus 12 anos de idade.



* Arcades - Dragon Quest: Monster Battle Road

Pode ser considerado o spin-off mais novo e recente da série, já que essa visão da série foi lançada em 2007 no Japão e infelizmente só por lá! A premissa de DQ: Monster Battle Road é fazer com que você monte um deck de cards especiais, que, quando colocados na máquina do jogo transportam os seus monstrinhos pra telona! pelo vídeo é possível notar que são utilizados 3 montros por vez.

Essa versão baseia-se inteiramente na parte Monsters da franquia. O jogo ocorre no mundo de DQ VIII, pois além do Herói, notam-se as presenças de outros personagens, como o chefe final do mesmo.



Fora do Japão DQ não faz tanto sucesso como em seu país de origem, talvez ofuscado por um RPG mais famoso pro lado de cá do globo, Final Fantasy.

A série ficou conhecida nos EUA boa parte do tempo como Dragon Warrior, isso até a unificação do título como Dragon Quest (nome original japonês) a partir de 2005 com o lançamento do episódio VIII: The Journey of the Cursed King (PS2). A Enix inicialmente não lançou-o nos Estados Unidos com o nome original devido a um conflito de títulos com o RPG de mesa da SPI chamado DragonQuest (sem espaços mesmo).

Os quatro primeiros episódios de DQ foram lançados tanto no Japão quanto nos EUA, porém, com o fechamento da ENIX of America em 1993 (proveniente de baixas vendas) os episódios V e VI originais só ficaram no Japão. Contudo, em 20 de Maio desse ano (2008) a Square Enix (antiga Enix) confirmou o lançamento do remake da trilogia Zenithia (episódios IV, V e VI) para Nintendo DS. Os remakes aparecerão, além de Japão, nos EUA e Europa, para a alegria dos fãs da série e donos de Nintendo DS, presentes mais que bem vindos!.

Na Europa os jogos da franquia DQ lançados não possuem numeração. já que nenhum dos 3 primeiros episódios chegou por lá. O primeiro DQ a pisar em solo europeu foi DQ VIII: The Journey of the cursed King, porém, foi lançado apenas com seu subtítulo sem menção ao número de entrada na série principal.

No Nintendo DS os remakes da 2ª Trilogia, Zenithia, já se têm lançados os episódios IV e V, tanto no Japão quanto EUA e Europa.

Dragon Quest IX: Defenders of the Starry Sky, é a nona e por muito tempo aguardada edição da franquia, sendo produzida desde 2006 exclusivamente para Nintendo DS. Seu lançamento contudo veio a ocorrer no dia 11 de Julho desse ano (2009). Foi desenvolvido pela talentosa LEVEL-5, criadora dos belos e aclamados jogos: Professor Layton (NDS), Dark Cloud 1 e 2 (PS2) e Rogue Galaxy (PS2), só pra citar alguns. wub.gif



Por muito tempo o vídeo acima foi o único de DQ IX. Aparentemente o atraso pelo lançamento da 9ª edição deva-se ao fato do novo sistema de batalhas, voltado para ação, não ter agradado aos seus principais consumidores, os japoneses. Logo, a Square Enix teve que adiar o release programado inicialmente para 2007, concretizando-se apenas 2 anos depois.

Em conferência a Nintendo do Japão lançou alguns vídeos de jogos que estariam pintando no DS/DSi, entre eles DQ IX foi mostrado destacando a abertura do jogo:



Após mais um tempo outro vídeo foi divulgado, dessa vez na Jump Festa 09:


Clique no vídeo para ser redirecionado ao Youtube, SE cancelou a incorporação desse vídeo!


Essa foi uma breve passagem pela série em geral, vamos agora nos centrar no que condiz o título e foco do meu tópico!

Aviso: parte do texto a seguir contém detalhes sobre a trama da 1ª trilogia da série Dragon Quest/Warrior, be warned.



SPOILERS


Dragon Quest - The Loto's Trilogy


A primeira saga de DQ baseia-se na história do legendário Loto, herói que libertou Alefgard das trevas e trouxe paz ao mundo novamente.

Loto é também conhecido como Erdrick na versão americana de Dragon Warrior ou Roto na versão original japonesa de Dragon Quest, ambos para NES. Loto é o nome dado na versão do Game Boy Color, a qual joguei. Fora a diferença entre os nomes, o enredo é o mesmo.

Como ocorrem em alguns outros jogos, às vezes a cronologia da série não é exatamente o que parece, e os primeiros 3 jogos da franquia seguem a linha cronológica:

* Dragon Quest III - And in to the Legend
* Dragon Quest I
* Dragon Quest II - Phanteon of Evil Spirits

Seguindo a cronologia acima:

DRAGON QUEST III
The Young one must follow his father's footsteps


Dragon Quest III - Soshite Densetsu e... (capa original japonesa)


DQ III se passa muitos anos antes de DQ I, inicialmente em um mundo separado dos outros 2 jogos da primeira trilogia.

Ortega foi um homem que amava sua esposa e tinha um filho. Ele vivia no castelo de Aliahan, e se aventurou por diversas terras distantes lutando contra monstros e erradicando o mal, transformando-se consecutivamente em um herói, e eventualmente em uma lenda.

Certa vez se viu diante de um grande desafio (talvez o maior de sua vida), estava na boca de um vulcão e em árdua batalha contra um Dragão. Após acirrado duelo Ortega conseguiu derrotá-lo, mas, sob um preço muito caro - a besta havia lo levado consigo para as profundezas do magma...

Com isso a esperança do Mundo parecia se apagar, ao mesmo tempo que uma nova chance surgia diante do caos.

Ao ser acordado por sua mãe em seu 16º aniversário, um jovem recebe um comunicado para se apresentar ao castelo do Rei de Aliahan. Ao chegar ao local destinado o rapaz é informado sobre uma nova ameaça mundial e devido a sua linhagem lhe é atribuída uma árdua missão: derrotar o lorde dos demônios - Baramos.

''- Enquanto Baramos viver o mal e o caos dominarão nosso Mundo'' - explica-lhe o Rei.

Como filho de Ortega o jovem sempre possuiu o desejo em seguir os passo de seu pai. Aceitada a missão, ele viaja pelos quatro cantos do globo, por terra, por céu, e pelo mar, seja dia e noite!

Sendo quem é não seria suficiente diante de todos os obstáculos adiante, e no decorrer dos tempos o novo herói conhece mais 3 bravos aliados, para então ir de encontro definitivo contra Baramos. Quando o grupo de aventureiros consegue derrotar Baramos descobrem que o mesmo nada mais era que um discípulo de Zoma, demônio que reina o mundo das trevas e que é a verdadeira ameaça malígna.

Sobre as terras de Alefgard (Local onde cronologicamente se passam os episódios I e II da trilogia Loto) encontra-se o obscuro lar de Zoma, e é para lá que os heróis se dirigem, para então em um confronto épico erguerem-se vitoriosos e sucessivamente restaurar a luz na antes dominada Alefgard.

Por sua bravura, o herói, filho de Ortega, recebe então o título de Loto (Erdrick/Roto) pelo Rei original de Alefgard.

Into the game

Dragon Quest III recebeu 3 versões diferentes: a original do NES em 1988 (1991 nos EUA), o primeiro remake para SNES em 1996 (que ficou somente no Japão) e posteriormente outro para o GBC em 2000 no Japão e Estados Unidos, levando o título a um portátil com as mesmas melhorias e novidades da versão remake do SNES, mais outras adicionais.


Famicom (NES) - Original Version


Capa, cartucho e contracapa respectivamente de Dragon Warrior III


Dragon Quest foi lançado primeiramente no Japão em 10 de Fevereiro de 1988 e em 12 de Junho de 1991 nos EUA.

No Japão além do título principal, Dragon Quest III recebeu um subtítulo (tirando o 1º, todos os outros possuem), sendo conhecido no Japão completamente como: Dragon Quest III - Shoshite Densetsu e... (que litealmente traduzido para o inglês fica: DQ III - Into the Legend...)

No jogo você começa como Hero, que pode ser um Homem ou Mulher. Durante a aventura o Herói poderá encontrar companheiros na Taverna de Aliahan. As casses disponíveis são: Mage (Mago), Cleric (Clérigo), Thief (Ladrão), Jester (Bufão), Fighter (Lutador), Dealer (Mercador) e Sage (Sábio). Independente de qual classe você selecionar poderá escolher entre os sexos masculino e feminino para seus personagens.

Hero é tido como uma classe, porém ela é exclusiva ao herói, e o mesmo também não pode mudar de classe. Mesmo com essas restrições a classe Hero é bem balanceada, tendo além de um ótimo ataque, uma boa quantidade de magias ofensivas, defensivas e passivas.

Diferente da maioria dos grupos formados em outros jogos da série DQ, aqui, os outros membros da equipe não possuem elo algum com o enredo ou mesmo algum próprio, sendo meros npcs que você pode fazer amizade nas tavernas para montar um time.


Comercial Japonês de DQ III - Soshite Densetsu e...


Super Famicom Remake


Capa e Cartucho de Dragon Quest III Remake


A versão do Super Famicom foi o primeiro remake de DQ III e fora lançado em 1996, permanecendo somente no Japão. Algumas das diferenças em comparação a versão original para o NES de 88 (91 nos EUA):

1) O Remake do SNES aproveitou toda a potência gráfica e sonora do atual console, melhorando ainda mais o título que era excelente.

2) A estória permaneceu praticamente a mesma.

3) Algumas das novidades implementadas em DQ III remake foram as moedas originárias de DQ IV, e o sistema de personalidade de DQ VI.Além de ter uma nova classe implementada, Thief (Ladrão), como também uma nova Dungeon.

4) Foi a partir daqui que os monstros começaram a ser animados. E os cenários de fundo das batalhas retornaram.


Comercial Japonês de DQ III Super Famicom Remake



Gameplay de DQ III Super Famicom Remake


Game Boy Color Remake


Capa, cartucho e contracapa respectivamente de Dragon Warrior III


A versão do GBC mesmo sendo uma versão mais simples devido as limitações do portátil, tendo 8bits ao invés de 16 do SNES, mostra-se competente ao ponto de ser um dos melhores RPGs do mesmo.

A versão portátil traz consigo tudo que o remake da versão de Super Famicom apresentou, como o minigame de tabuleiro (muito divertido por sinal) e a dungeon extra.

Uma nova adição exclusiva da versão do GBC foi a possibilidade de se coletar monster coins de ouro, prata e bronze. São 150 Monters Medals que podiam ser trocadas com amigos com o uso do Cabo Game Link. Tirando o propósito de coleção, elas não serviam aparentemente para mais nada.

A versão do GBC possui lindos gráficos e todos os monstros permaneceram animados como no remake do Super Famicom. Uma cutscene também podia ser vista no início do jogo, mostrando Ortega enfrentando um temível dragão.

O Remake portátil é um dos maiores títulos do GBC, possuindo 32 megabits.


Dragon Warrior III - Game Boy Color Intro wub.gif


Obs: Iniciei minha vida e virei fã da série a partir desse jogo em particular, pra mim, o melhor títúlo que ja joguei até agora da franquia. Perdi mais de 80hrs com esse RPG, e gostaria muito que o Nintendo DS recebesse uma releitura deste episódio.

DRAGON QUEST
Descendent of Loto embrace your destiny


Capa original japonesa de Dragon Quest


Dragonlord, um dragão cuja alma tornou-se má por aprender magia, deseja escravizar o Mundo com seu exército de monstros. E como parte de seu ambicioso plano, o mesmo seqüestra a Princesa de Tantegel, Gwaelin, e também rouba o tesouro responsável pela paz do mundo, a Ball of Light (mesma usada por Loto para restaurar a luz sobre as terras de Alefgard, antes dominadas por Zoma).

Em DQ I você é um guerreiro descendente de Loto.

O guerreiro fica sabendo primeiramente sobre o ocorrido na câmara do Rei de Tantegel, Lorik, o que lhe conta sobre o repentino ataque de Dragonlord, do seqüestro de Gwaelin e do roubo da mística Ball of Light.

O guerreiro irá atravessar diversas localidades de Alefgard, derrotar inimigos e explorar cavernas em busca de tesouros, tudo para alcançar seus objetivos. Conforme avance na história, o mesmo descobrirá por intermédio de outros, detalhes sobre o seqüestro da princesa, a destruição da cidade de Hauksness e pistas sobre certas relíquias, as quais são necessárias para alcançar o Castelo de Dragonlord.

The Warrior




Pouco sabe-se sobre o personagem principal da estória de Dragon Quest I, a não ser sua ancestralidade com o lendário herói Loto. As únicas pistas que temos sobre sua personalidade são, a um tanto forçada relação dele com a Princesa Gwaelin, e as respostas entre Yes ou No por perguntas feitas por alguns npcs no decorrer da trama.

Sua aventura em Dragon Quest I inicia-se na câmara do Rei Lorik no castelo de Tantegel, local onde o novo herói fica sabendo dos planos de Dragonlord.

Tantegel - King & Princess


Lorik é o Rei de Tantegel, o qual entrega ao descendente de Loto a missão de resgatar sua filha e a Ball of Light, tesouro de seu reino responsável por toda a paz do mundo.

Gwaelin é filha de Lorik e princesa de Tantegel. Foi seqüestrada pelo temível Dragonlord durante um repentino ataque com seu exército de monstros.

No final da aventura Gwaelin e o Herói Guerreiro apaixonam-se.



Dragonlord




Dragonlord em sua versão humanóide e ao lado sua verdadeira forma


*Na versão original japonesa Dragonlord (Lorde dos Dragões) chama-se Ryuou (Rei Dragão) e na versão do gameboy Dracolord (Lorde Draconiano).

Um Dragão de Charlock que teve a alma corrompiada pelo mal de uma magia e que procura por Poder e Destruição. Com o surgimento dele, uma onda de mal pairou sobre toda Alefgard.

Possui um castelo localizado no sudeste de Alefgard, em Charlock, cujas terras são envoltas por pântanos e a única ponte de acesso está quebrada, tornando o alcance por terra algo impossível.

Seu principal plano é escravizar a humanidade com seu exército das trevas. Deu início a ele com um terível ataque sobre Tantegel, roubando a Ball of Light e seqüestrando a princesa Gwaelin.

Após apodera-se da mística Ball of Light, o mesmo selou-na, tornando a ascensão de seus planos algo muito mais fácil.



Comercial Japonês de Dragon Quest


Into the game

Dragon Quest, além da versão do Famicom/NES também apareceu em ports/remakes para as seguintes plataformas: MSX, NEC PC-9801, Sharp X68000 (X68k), Super Famicom, Game Boy/Game Boy Color e mais recentemente para celulares (2004).

Diferente da outras versões do game, no primeiro Dragon Quest você somente controla 1 personagem por todo o jogo.

Curiosamente, na época em que tanto ENIX quanto SQUARE eram duas empresas distintas as mesmas se referenciaram através de seus títulos de maior sucesso. Na versão americana de Final Fantasy do NES na cidade de Elfland uma das lápides da cidade trazia o nome de Erdrick (nome de Loto em algumas versões americanas).

Em resposta a Enix colocou uma sepultura com o nome de CID em DQ III.

Depois que as empresas se uniram, bem mais tarde por sinal, houve um crossover entre suas principais séries, Dragon Quest & Final Fantasy em um jogo Mario-party-like chamado Itadaki Street (PS2).

Gilgamesh, chefe opcional em FF XII, carregava uma espada similar a de Loto, com o nome de Wyrmhero Blade e na versão japonesa chamava-se Roto's Sword (que também pode ser obtida pelos personagens no jogo).

Irei agora falar um pouco das seguintes versões e suas diferenças:

NES (Famicom)




Capa, cartucho e contracapa de Dragon Warrior respectivamente


Dragon Quest foi o primeiro título da série e foi primeiramente lançado para Famicom em 27 de Junho de 1986 no Japão, e em 26 de Junho de 1989 para NES nos Estados Unidos com o nome Dragon Warrior.

Como já dito antes no tópico Dragon Quest foi mudado para Dragon Warrior nos Estados Unidos, isso, devido a um conflito de nomes com um RPG de mesa homônimo da empresa SPI. Porém mesmo com o nome mudado para Dragon Warrior, também se havia um outro jogo, também RPG de mesa, com o mesmo nome, contendo uma pequena diferença: Dragon WarriorS.

A versão americana trouxe muitas melhorias em comparação com a original japonesa:

*Enquanto a versão japonesa salvava o jogo por meio de passwords, a americana trouxe consigo uma bateria (RAM) para guardar seu progresso do jogo.

*O gráfico do mapa e dos persongaens foram melhorados, com melhores definições e múltiplas feições direcionais para os personagens (na versão original independente de onde os personagens estivessem olhando, os mesmos, permaneciam com o mesmo sprite de uma única direção, o jogador tinha que escolher qual delas para interagir com npcs e itens).

*Os nomes originais das magias na versão japonesa de Dragon Quest foram considerados muito nonsense para a versão americana, logo, sofreram mudanças.

*No original japonês na primeira cidade em que o guerreiro compra chaves há uma mulher que pergunta se ele não gostaria de puff puff ou simplismente, transar. Na versão americana isso foi mudado para gostaria de comprar tomates ? ahhhh.png

*O jogo americano recebeu todo um tratamento para aparentar algo diferente do original, até as capas mostram isso. A versão americana queria levar ao jogador uma ambientação de uma época medieval como em lendas do tipo de Rei Arthur. Os diálogos também sofreram grandes mudanças para aparentar um inglês de época medieval. Na minha opinião, retalharam o jogo tirando muito de sua essência. E isso não só aconteceu com o primeiro Dragon Warrior do NES, como também o II, III e IV.



Comercial Americano de Dragon Warrior



Super Famicom




Capa, cartucho e contracapa de Dragon Quest I & II Remake para Super Famicom


A versão do Super Famicom foi lançada em 18 de Dezembro de 1993 e ela não só aborda o 1º episódio da trilogia como também o 2º, trazendo melhorias gráficas e sonoras para ambos os jogos.

O jogo ficou somente no Japão, como antes mencionado, devido ao fechamento da Enix of America no mesmo ano.

*Em 2002 Dragon Quest I & II (ROM) para Super Famicom foi traduzido para Americano e Português pelo grupo RPG-One. E como a versão remake do Game Boy/Game Boy Color, a tradução não oficial dispensou o uso do Inglês atrasado e utilizou-se do contemporâneo.

Outras diferenças nessa versão foram algumas mudanças no gameplay:

1) A Flame Sword agora podia ser usada como item de batalha.

2) Alguns monstros tiveram seu HP aumentados e suas recompensas idem.

3) Itens escondidos em potes e vestuários agora podiam ser encontrados.

4) Seeds e Acorns foram adicionados nessa versão. Através deles é possível aumentar os status do personagem quando usado. Assim como DQ IV e muitos outros da série.

5) Itens raros como Mysterious Hat e Wizards Ring agora podiam ser encontrado em baús.

Dragon Quest I também foi re-lançado pra Super Famicom com o uso do acessório exclusivo dos japoneses, o Satellaview. Ele possuía os mesmos elementos da versão convencional do Super Famicom, contudo, os jogadores tinham que baixar porções do jogo no período de 1 mês. Cada parte baixada trazia ao jogador uma determinada quest que precisava ser completada em uma certa quantidade de tempo.

Essa versão, diferentes das anteriores, também trazia as famosas tiny medals, um dos itens colecionáveis da série e que geralmente dão trabalho de se conseguir completamente.

Game Boy Color




capa e contracapa de Dragon Quest I & II


O lançamento da versão portátil baseou-se no remake da versão do Super Famicom, trazendo ao jogador os episódios 1 e 2 juntos e em um único cartucho.

Foi o primeiro port de Dragon Quest a pisar no portátil, e mesmo sendo progamado para preferivelmente ser jogado no sistema Game Boy Color, o mesmo, funcionava com modelos antigos.

Agora com o jogo oficialmente lançado na América do Norte, os jogadores e fãs da série puderam conhecer os dois primeiros episódios da trilogia Loto com um texto oficialmente traduzido, mas ainda assim, como a não oficial, a oficial descartou o uso do inglês atrasado e trouxe uma linguagem mais recente. Os personagens sofreram mudanças de nome, ficando mais próximos da versão original japonesa. Dragonlord agora era conhecido como Dracolord e Erdrick agora era Loto.

Outras novidades são o bem vindo modo de quick save, permitindo ao jogador salvar em qualquer lugar. Um sitema de menu melhorado e mais bonito também foi implementado. Monstros quando derrotados agora davam mais experiência e dinheiro ao jogador, possibilitando uma evolução muito mais fácil e rápida no jogo.


Comercial Japonês de DQ I & II para o GBC (se alguém conseguir enxergar alguma coisa me avise. ahhhh.png)


DRAGON QUEST II
The time of peace has been fading, a new menace shows up


Capa original japonesa de Dragon Quest II - Akuryo no Kamigami


Dragonlord havia sido derrotado com o descendente de Loto emergido do Castelo de Charlock vitorioso. O Herói havia retornado ao castelo de Tantegel, carregando consigo a Ball Of Light e a Princesa Gwaelin. Em troca de seus serviços o Rei Lorik, o qual estava muito agradecido e feliz, ofereceu ao guerreiro e herói o trono de Alefgard. Após pensar por um momento o jovem guerreiro recusou, dizendo-lhe que acharia sua própria terra para governar. E então, com a princesa Gwaelin em seus braços, zarpou pelos mares em busca de terras desconhecidas.

Gwaelin e seu herói construíram a terra de Torland. Em tempo, Gwaelin deu luz a 3 crianças.

Para o príncipe mais velho foi entregue A terra de Midenhall para reinar.

Para o príncipe mais novo foi entregue a terra de Samantoria.

E para a princesa o reino de Moonbroke.

Sobre ambos reinados as terras prosperaram por 100 anos ...

A história tem o hábito de se repetir e um dia a paz que as pessoas de Torland desfrutavam chegou a um fim. Hargor o sacerdote havia começado sua guerra contra o Mundo... Começou pelo Castelo de Moonbrooke. O poder de Hargor era elevado para as defesas do castelo, e durante o feroz ataque um soldado havia conseguido escapar. Mesmo muito machucado o bravo soldado conseguiu chegar ao reino próximo de Midenhall para avisar-lhes sobre a ameaça de Hargor.

Depois de ouvir as más notícias do soldado, o Rei de Midenhall dirigi-se a seu filho:

- Estou muito velho, e uma missão como essa deve cair sobre mãos mais jovens.

Só, o príncipe tem a missão de aventurar-se pelas terras de Torland e achar seus outros dois primos. Depois de encontrar-se com o príncipe de Samantoria, o qual tinha começado uma procura similar a de seu primo, príncipe de Midenhall, os dois seguem para resgatar a princesa de Moonbrooke, que se encontrava dentro de seu castelo em Moonbrooke durante o ataque de Hargon.

Depois de encontrada, o príncipe de Midenhall, a princesa de Moonbrooke e o príncipe de Samantoria, unem forças para acabar com os planos de Hargon quanto à destruição do Mundo.


Príncipe de Midenhall




Ele é enviado por seu pai, o Rei, na missão de encontrar seus primos e unir forças após o comunicado de um soldado.

Ele é o clássico guerreiro dentre o trio de heróis, logo, possui o maior ataque e defesa dentre os outros 2 do grupo. Pode usar quase todas as armas e armaduras encontradas no jogo. Não possui nenhuma habilidade mágica própria, restringindo-se a magias de armas mágicas.


Príncipe de Samantoria




O príncipe de Samantoria é combinação clássica entre guerreiro e mago, tendo muita similiaridade com a classe Hero de DQ III, a qual, é uma classe bem balanceada. Não pode usar a mesma grande variedade de armas e armaduras de seu primo de Midenhall, porém, suas magias o compensam por isso.


Princesa de Moonbrooke




A clássica maga entre os heróis. Sua aptidão mágica é muito poderosa e maior que a de seu primo de Samantoria. Ela é a última a unir-se ao grupo, e antes que possa, precisa ser curada de uma maldição.


Hargon




O vilão da história, um maléfico ser vindo das frias e intransitáveis colinas das geladas terras de Rhone.

*Hargon também faz uma aparição em Dragon Quest Monsters (primeiro título da série spin-off para Game Boy Color).


Rubiss


Uma Deusa Elemental que irá ajudar os heróis durante a sua missão.

Neto de Dragonlord


O neto de Dragonlord, vilão principal de DQ, dá ao trio informações sobre a Deusa Rubiss e as 5 Crests.

Into the game

Dragon Quest 2 teve versões para Famicom (NES), MSX, Game Boy Color* e Super Famicom*.

*As versões do GBC e Super Famicom foram relançadas recebendo cada um cartucho compilando a 1ª e 2ª aventura.

O Mundo de DQ II foi usado também em um spin-off da série em particular, Dragon Quest: Monsters - Caravan Heart (3º DQ Monsters) lançado somente no Japão para Game Boy Advance, onde era estrelado por Kiefer personagem principal de DQ VII.

DQ II foi anunciado para celulares japoneses, com gráficos similares aos de seus remakes.

Famicom & NES




Capa, cartucho e contracapa de Dragon Warrior II


A versão para Famicom foi lançada em 26 de janeiro de 1987 no Japão, enquanto a versão do NES, em dezembro de 1990 na América do Norte.

Mais uma vez a versão americana, apesar de toda as mudanças no visual e etc, trouxe melhorias! Para se ter uma noção, a versão japonesa ao invés de trazer consigo uma bateria de save como a versão americana tinha seu progresso salvo por uma seqüência de 52 caracteres...

Além disso, a versão americana também trazia uma introdução ao ataque de Hargon sobre o Castelo de Moonbrooke.

*Ainda bem que hoje em dia não é assim... Bom, no caso de DQ IV - Chapter of the Chosen é! Porém, inversamente! A versão japonesa traz um exclusivo modo chamado Party Talk, enquanto nem a versão européia nem mesmo a americana carregam consigo.

thumbsdownsmileyanim.gif Esperamos, nós fãs, que a SE lembre-se de nós do lado de cá, não havia motivos para não implementar isso nas versões localizadas fora do Japão.

Continuando, o Mundo de Dragon Quest II é 4x maior que em Dragon Quest! Muito mais desafios, cavernas, florestas e tesouros para se encontrar! Contudo o player agora terá de ter um cuidado maior, pois diferente da 1ª versão de DQ os monstros atacam em Grupos!

*Ps.: também, seria um roubo se o guerreiro da primeira aventura enfrentasse hordas de inimigos ao mesmo tempo e vice e versa.

Na versão americana, ao invés de cruzes e caixões, haviam pentagramas e fantasmas de marshmallow... além dos sacerdotes que tinham um visual diferente.


Gameplay de Dragon Warrior II


Super Famicom




Poster de Dragon Quest II remake - Super Famicom



Capa, cartucho e contracapa de Dragon Quest I & II Remake para Super Famicom


Eu já falei um pouco desse jogo antes, logo não há muito mais o que se falar. Infelizmente trata-se de outro episódio do jogo exclusivo no Japão.

Os gráficos da 2ª aventura nessa compialação, assim como os sons, são muito melhores devido as grandes diferenças entre o Famicom e o Super Famicom.

A adição mais significativa em comparação com o jogo original é que quando você foca um único inimigo de uma vez, e com 1 único golpe, por exemplo, o derrota, os outros que deveriam atacar o mesmo, atacam outros, caso haja inimigos para o mesmo, sendo assim, não perdem seus turnos.

Game Boy Color




Capa, cartucho e contracapa de Dragon Warrior I & II


Bom, também já falei um pouco sobre esse jogo antes. Mas não custa lembrar:

1) Foi o primeiro da série principal a pisar no portátil da Nintendo.

2) 2 jogos pelo preço de 1! Em um único cartucho, os dois primeiros episódios da aventura!.

3) Mesmo sendo originalmente progamado para Game Boy Color, o cartucho era híbrido, ou seja, funcionava em qualquer
modelo anterior do Game Boy.

4) O jogo traz novas e excluvisas aberturas.

5) Todo o conteúdo do remake do Super Famicom, mas portátil! E é claro, usando as limitações do mesmo.



3 Screens do Jogo vistas no GBC


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THEEND


[victory fanfare]Yeah! I Finished!![/victory fanfare]

Finalmente terminei! Está aí a trilogia Loto, a primeira saga de DQ a chegar no Mundo! O início de um dos maiores RPG japonês ever!

Eu antes de tudo queria agradecer ao Pilyw meu amigo que me ajudou a adicionar coisas importantes no tópico, Origado!

O tópico pode sofrer mudanças sem aviso prévio, pois o mesmo foi terminado muito rápido e pode conter alguns erros de nomes e afins. Uma revisão será feita por mim para constatar que não há problemas e erros.

Inicialmente eu iria falar diretamente dos 3 jogos, mas a empolgação foi tanta que acabei contando o início e também falando dos outros jogos da série principal e dos spin-offs! Sinceramente, espero que tenham curtido todo o conteúdo. É claro, não dei um ctrl+v ctrl+c escancarado, tem muita coisa aqui que eu já sabia, porém, é sempre bom relembrar pois estou em constante jogatina, e muita coisa eu acabo esquecendo devido a minha memória de borracha.

Well, também queria deixar registrado aqui o meu amor por essa série, e é claro, que eu não teria feito nem metade se eu não gostasse da mesma, DQ For The World!! Uma das minhas séries de RPG favorita desde que a joguei no Game Boy Color.

Bom, outra coisa que eu queria deixar registrado aqui, é o agradecimento perante ao feedback ("retorno") da minha prévia do Podcast sobre a trilogia Loto, o Dragon Cast, que foi bem positivo.

O Tópico oficial do Dragon Cast pode ser acessado clicando AQUI!

O download está hosteado no 4Shared e pesa 14 MBs. Para baixar o arquivo em MP3 (com duração aproximada de 1Hr) clique AQUI.

Bom, é isso ae pessoal, eu particularmente fiquei MUITO FELIZ MESMO! com o resultado final desse tópico! E mesmo com os Spoilers eu acredito que possa SIM ter muito do conteúdo lido sem estragar a diversão!

O tópico teve início em 17 de Setembro de 2008 às 07:18 da manhã e foi finalizado em 20 de Setembro de 2008 às 23:45.

Well, finalizado, quem sabe em um futuro próximo eu não faça uma outra matéria assim nesse estilo, ou mesmo, reviews de jogos, estou com muitas saudades de escrever! E esse texto mais que comprova isso biggrin.gif

Agora irei iniciar DQ IV, só ia começar o jogo após a conclusão do tópico! Pois eu sei que me atapalharia e muito, e não queria prolongar muito a finalização do mesmo.

Bom é isso, espero que tenha aproveitado! Até uma próxima, quem sabe, com a trilogia Zenithia quando a mesma for concluída para o DS!

Referências:

Dragon Quest Shrine

http://www.dqshrine.com

Excelente site, completíssimo com informações diversas, como screens, manuais, fan arts e muito mais! Amei o site, e me ajudou e muito como referência! Excelente. Caso queira saber mais sobre DQ, além do que eu postei, vale a pena passar em Dragon Quest Shrine.

Wikipédia

http://en.wikipedia.org/wiki/Dragon_Quest e http://en.wikipedia.org/wiki/Dragon_Warrior

Não tinha como não achar informação de boa qualidade na Wikipédia! Consegui informações ótimas como datas de lançamento, plataformas lançadas, etc! Excelente referência de verdade. Na maioria das vezes, sempre é, Wikipédia tb merece um 10 biggrin.gif

Dragons Den

http://www.woodus.com/den/

Um site com uma linda intro em flash e com um acervo e conteúdo também excepcional! A interface é mais simples, porém, não julgue o livro pela capa! O site é muito, mas muito rico em informações sobre a maioria dos jogos da série.

Um outro grande ponto de referência!

Para vocês fãs da série, mais que uma obrigação a leitura desses sites! Assim vocês ficam por dentro de todo o mundo DQ lançado até hoje de uma forma bem ampliada.

Bom, é isso aí pessoal! Té a próxima!!! banana2.gif


By Hazuki © 2008 todos os direitos reservados ahhhh.png

Escrito por: Hazuki/Nintendo DS Brasil

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