Estabilizadores são todos iguais?

imagem

Ao contrário do que muitos pensam, os estabilizadores surgiram bem antes dos microcomputadores. Sua principal função era de proteger eletrodomésticos – como televisores e geladeiras – das bruscas variações de tensão da precária rede elétrica do Brasil. Posteriormente seu uso foi direcionado para proteger os microcomputadores que eram mais sensíveis às variações de tensão e hoje são encarados como itens indispensáveis à instalação elétrica de um computador – o que não é absolutamente verdadeiro.

Até o ano de 2008 vigorava a NBR 14373:1999 que exigia pouco dos equipamentos estabilizadores no que diz respeito ao seu nível de proteção. Com a publicação da NBR 14373:2006, o INMETRO passou a exigir dos fabricantes que itens que até então eram opcionais, como filtro de linha e protetores surto, fossem obrigatórios nesses equipamentos.

_______________________________________________________________________________
Fontes com PFC ativo não necessitam de estabilizadores, pois estes chegam a comprometer o funcionamento da fonte devido às altas latências na correção das tensões.
_______________________________________________________________________________

''De acordo com a nova norma, os estabilizadores de tensão fabricados a partir de janeiro de 2008 devem conter obrigatoriamente os seguintes itens:''

a) Filtro de linha – reduz os ruídos provenientes da rede elétrica;

b) Protetor contra surtos da rede elétrica – proteção contra descargas elétricas;

c) Desligamento automático – desliga a saída do estabilizador quando a rede elétrica estiver fora das condições de operação;

d) Protetor térmico – proteção adicional contra sobrecarga;

e) Aumento da faixa de tensão de entrada – 45% em redes 110V, 115V,120V e 127V e 40% em 220V;

f) True-RMS – permite o funcionamento correto do estabilizador em redes elétricas distorcidas;

g) Sensor de potência – desliga o estabilizador quando o usuário utilizar equipamentos que excedam a potência do estabilizador.

Hoje existem dezenas de fabricantes e outras centenas de modelos dos mais variados tipos. Assim, temos que ter uma certa cautela na hora de escolher o melhor equipamento, visto que, estabilizar a tensão todos eles estabilizam e possuem os principais recursos básicos de proteção, então o que vai fazer a diferença na hora de escolher entre um estabilizador ou outro serão seus adicionais. Conheça alguns deles:

Protetor telefônico: Vários estabilizadores populares vêm com este tipo de proteção que tem como finalidade a retenção de cargas elétricas que possam chegar ao computador/telefone/modem através do cabeamento telefônico – que também possui corrente elétrica. Não são raros os casos onde o telefone de alguém explode devido ao surto de tensão.
imagem

Recarga USB: Com o advento de dispositivos recarregáveis através da porta USB, esse recurso tornou-se um diferencial nos estabilizadores e hoje é um item indispensável para quem possui meia dúzia de gadgets recarregáveis via USB. Além do mais, usando o carregador do estabilizador, não há a necessidade de deixar o computador ligado somente para recarregar seu MP3, por exemplo.

Bivolt Automático: Este recurso é extremamente indispensável àquelas pessoas que vivem em regiões onde há várias tensões na rede elétrica, como no estado de São Paulo e Minas Gerais, onde as concessionárias entregam tensões que vão de 115V aos 240V. A questão do bivolt ser automático é que com esta funcionalidade de auto-seleção, há menos chances do usuário confundir-se ou, num momento de distração, ligar o equipamento na tensão errada, queimando-o.

Porta fusível externo: Quem já queimou um estabilizador com fusível interno sabe o quanto é chato e as vezes até complicado fazer a substituição. Com um porta fusível externo a manutenção do equipamento em virtude do rompimento do fusível fica muito mais prática, podendo ser concluída em 3 minutos. Até um leigo poderia resolver seu problema sem a necessidade de um técnico.
imagem

Chave liga/desliga embutida: Não negue: Você já desligou seu estabilizador com o pé sem querer. A chave liga/desliga embutida fornece uma proteção para aqueles que insistem em colocar o estabilizador próximo aos pés. Evite desligamentos involuntários com a chave embutida.
imagem

Leds indicadores de sobre/subtensão: Por padrão os estabilizadores só devem vir com o led que indica que o equipamento está ligado. Já os leds adicionais indicam se está ocorrendo um problema de sub ou sobretensão na sua rede elétrica, contribuindo assim, para que você possa tomar as providências cabíveis de acordo com a situação – ou você quer passar o dia inteiro medindo a tensão com um multímetro?

Bem, estes são os itens adicionais que são bastante interessantes e que não estão muito distantes do poder de compra da maioria das pessoas.
Um produto que atende a 5 dos 6 itens listados acima: o estabilizador Hexus 500VA da Microsol. Em algumas lojas online está custando R$140,00 à vista. Um pouco mais caro que um estabilizador comum, mas o dinheiro estará sendo bem gasto.
imagem

Fonte: Iotecnologia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[PSVita] Libretro RetroArch – PCSX ReARMed (Emulador de PS1 para o PS Vita)

Tudo Sobre The Conduit até o seu Lançamento 23/06/2009