NVIDIA já sente a forte pressão para portar o PhysX para OpenCL

imagem


Nvidia Corp disse que poderá eventualmente portar o middleware PhysX para OpenCL e hardware capaz. Isso vai permitir a aceleração de efeitos físicos em chips tais como os presentes nas atuais Radeons.

Atualmente o PhysX-ware é usado para fazer efeitos de física em diversas plataformas, incluindo consoles de videogame e computadores pessoais. Em praticamente todos os casos de processamento de efeitos de física ainda é realizada nas unidades de processamento central ( Ex. chips x86 ), aí temos PCs, celulares, no caso do PlayStation 3 ou PowerPC, no caso do Xbox 360 - porém, há alguns jogos que tiram vantagens de computação física usando as GPUs apenas da Nvidia (pois suportam CUDA). CUDA por ser API proprietária não é naturalmente suportado pelos chips desenvolvidos pela ATI, unidade de negócios gráficos da Advanced Micro Devices (AMD) . Devido a essas limitações, muitos desenvolvedores de jogos estão implementando pensando em acelerar a física via GPU usando DirectCompute ou OpenCL, que é uma das melhores formas de popularizar o processamento de efeitos de física em processadores gráficos.
Num repeteco de promessas, NVIDIA veio a público dizendo que "No futuro existe uma possibilidade de utilizar o OpenCL, mas no momento CUDA funciona muito bem. [Nossa arquitetura de GPU] permite a aceleração de outras coisas como o OpenCL. Nvidia trabalha em estreita colaboração com o grupo Khronos, na verdade, Neil Trevett é presidente do grupo e ele faz parte da Nvidia, por isso temos vindo a impulsionar esse padrão OpenCL também, e é um excelente padrão ", disse Nadeem Mohammad, diretor da PhysX gestão de produtos a Nvidia, em uma entrevista com Bit-tech web site.

Portando PhysX para OpenCL é uma coisa natural para se fazer uma vez que o padrão é suportado tanto por unidades centrais de processamento (CPUs) e GPUs, portanto, isso tornaria PhysX middle-ware muito mais universal, algo que é importante para competir contra os concorrentes, como Havok, uma divisão da Intel, ou o Bullet/DMM, ambos opensource.

No entanto, o Sr. Mohammad alertou sobre problemas de desempenho possível com o hardware não-Nvidia, afirmando que a ATI está muito atrás da Nvidia quando se trata de computação GPU.

"Se começar a usar o OpenCL, então há uma chance também funcionaria nas ATIs, mas não tenho idéia de que tipo de desempenho estaríamos falando. Anteriormente, a olhar para coisas como o Folding @ home, a performance de computação da GPU da ATI parece estar atrás da Nvidia. Segundo NVIDIA, isso se deve ao fato de que a solução da AMD de computação GPU é provavelmente um par de gerações atrás de nós ", disse Mohammad.

Nvidia não especificou quando pretende portar o PhysX para OpenCL, mas admite que terá que portar em breve.

Fonte: Xbitlabs

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[PSVita] Libretro RetroArch – PCSX ReARMed (Emulador de PS1 para o PS Vita)

Tudo Sobre The Conduit até o seu Lançamento 23/06/2009