Como Funcionam as telas Touch Screen

Todo mundo hoje conhece a tecnologia Touch screen, uma tecnologia que a poucos anos atraz parecia apenas coisas de filmes de ficção científica e que nunca chegaria ao consumidor final, mas hoje está presente em monitores, celulares e nos players de músicas.
imagem


Mas você sabe como funciona o Touch Screen?

Primeiro precisamos saber o que é isso. Touch screen é uma tela que reage ao toque, ou seja, ao tocar-mos em algo na tela ela reage e responderá como se estivéssemos tocando nos objetos mostrados nela . São quatro os principais tipos de tecnologia Touch screen, as telas touchscreen resistivas, as capacitavas, as de Onda Acústica Superficial e o sistema utilizado pelo Microsoft Surface, que utiliza microcâmeras ao invés de sensores.

Telas Resistivas
Estas telas são aquelas que precisam de uma caneta ou con um toque mais forte, isso porque ela precisa de uma certa pressão na tela para que duas placas bem finas, separadas por um afastador
encoste uma na outra. Estas duas placas são feitas, uma de vidro e outra de metal e entre elas passa uma corrente elétrica bem leve.
Ao tocar e fazer uma pequena pressão, as duas placas se encostam em um ponto, o campo elétrico sente essa mudança e as coordenadas do ponto em que as duas telas se tocaram são enviadas para um software que irá interpretar e transformar esse toque em um comando.
Esse tipo de tela tem uma grande desvantagem, como uma das placas é metálica, somente 75% da luminosidade pode passar por ela. Quem já comprou um daqueles MPXX sabe o sofrimento ver alguma coisa no sol.

Telas Capacitivas
Essa é a usada no iPhone e Ipods e agora também no iPad (não só nesses gadgets, mas são os melhores exemplos). As telas Capacitivas funciona a partir de um camada carregada de eletricidade capacitiva posicionada sobre a tela
quando tocada, parte dos elétrons da tela é transmitida para seu dedo como se fosse um choque, você não sentirá porque é muito leve mesmo, o software então entende esta pequena descarga de eletricidade naquele ponto e calcula as coordenadas, que então são traduzidas como um comando para a tela do computador.
Ao contrário da tecnologia anterior, esta funciona com uma pequena camada metálica sobre a tela e cerca de 90% da luminosidade pode passa por essa camada, resultando em uma tela com ótimo brilho.

Tela de Ondas Acústicas
O funcionamento deta tela é bem legal, esta não posiciona mnenhuma placa sobre o a tela, isso permite que 100%
da luminosidade seja passada por ela. Ao invés de placas metálicas essa tela usa dois transdutores de cada lado da tela, sendo um receptor e outro transmissor, tanto dos lados quanto na parte superior e inferior, fechando um quadrado.

O transdutor transmissor manda uma pequena onda que é percebida pelo transdutor receptor. Essas informações formam então uma grade de coordenadas. Quando algo encosta na tela, os receptores percebem uma interrupção no envio das informações e informam automaticamente a coordenada do toque, traduzindo isso como um comando na tela.
Lembra aqueles alarmes com laser dos filmes? Quando um é interrompido o alarme é acionado, é bem parecido com os transdutores desta tela.



Telas com Sistema de microcâmeras do Microsoft Surface
Esta tecnologia é usada no Surface, aquela mesa bem legal da Microsoft que reage até mesmo com os objetos que colocamos sobre ela.
Esta tipo de Touch Screen funciona com cinco cameras espalhadas pelas bordas e interpreta o toque na tela quando algo é colocado sobre a ela.
O legal do Surface é que além do toque, ela interage com o objeto por wifi ou bluetooth, que quando posicionado sobre a tela, o Surface reconhece o aparelho e inicia o modo de inetração com o conteudo atravéz de toques na tela.

Você saber a diferença entre Touch Screen e Multi-Touch?

Uma tela Multi-Touch é uma tela Touch Screen, mas nem toda tela Touch screen é Muit-Touch. Muitos sistemas só reconhece um toque na tela por vez,
Já as telas Touch-Screen (Como o proprio nome diz) permite mais de um toque na tela.

as touchpads, funcionam de maneira muito semelhante às telas capacitivas. Como geralmente elas servem como substituto do mouse, o software reconhece o toque como sendo o cursor do mouse na tela. Dois toques fariam com que o sistema entrasse em conflito, pois isso diria ao computador que existem dois cursores ao invés de um. O software corrige isso através de uma programação que ou traduz os dois toques em um, ou reconhece somente o primeiro toque, ignorando o segundo.

A Apple, porém, utiliza o mesmo touchpad em seus computadores, mas com uma programação que aceita mais de um toque. Múltiplos toques no touchpad representam comandos diferentes na tela.

Fonte: Guanafake

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[PSVita] Libretro RetroArch – PCSX ReARMed (Emulador de PS1 para o PS Vita)

PS VITA - VPKTool v1.6 x64 Download

[TUTORIAL] Reinstalando a rom stock Moto G 4G LTE (XT1040)